Imagine um cenário em que você contrata uma empresa de segurança para cuidar de sua empresa. De noite ocorre uma invasão, roubam-lhe equipamentos e todo dinheiro do cofre. O quê você faz com a firma responsável pela segurança? No mínimo a demite. Dependendo ainda, processaria-a por perdas e danos.
Na administração pública a reação é oposta. Se uma cidade é acometida por um aumento assustador da criminalidade, mas verba e mais poder é concedido para secretaria de segurança e para polícia.
Aumentou a pobreza? Vamos criar um ministério da fome. Piorou o desemprego? Aumenta os gastos (assim aumenta a demanda e a geração de emprego virá). A saúde passa por uma crise? Vamos criar um novo imposto para custear novos programas. Educação péssima? Royalties do petróleo dará conta.
Paradoxalmente, o governo cresce quando os problemas sociais crescem, ainda que a causa, na grande maioria, tem a ver com a imcopentência daquele. É O FRACASSO SENDO RECOMPENSADO, É O FRACASSO SENDO REFORÇADO, É O FRACASSO SENDO INCENTIVADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário