Roberto Campos dizia que burocrata corrupto tem poder de mais e salário de menos.
O balaio de gato que são estas estatais é coisa pra qualquer marciano que descesse na terra agora pedir para vestirem-no com camisa de força.
A Petrobrás é, para efeitos legais, uma empresa mista de capital aberto. Sentado na cabeceira de seu conselho de administração esta um ex-ministro de estado, os órgãos responsáveis por fiscalizá-lo pertencem ao seu acionista-majoritário, os principais cargos de direção estão tomados por diretores abertamente encarregados de fazer política de governo.
A estatal do ouro negro era a única coisa que a administração petista tinha com caixa para brincar de fazer investimento e de quebra dar uma segurada na inflação.
Os preços de seus produtos são determinados por qualquer coisa menos algo que se assemelhe com a interseção entre oferta e demanda. Não sabe-se onde circula mais bandido, no Bangu I ou nos corredores da Petroleira.
Estão colocando os lobos para cuidar das galinhas e lambuzando-as com molho barbecue para realçar o sabor. A conflito de interesse e o chamado risco de agência são flagrantes.
Segregação de função zero.
Governança corporativa zero.
Accoutability zero.
Gestão voltada para lucratividade zero.
Transparência zero.
Soma-se a isso o fato de ser uma empresa, como toda estatal, monopolista e que movimenta bilhões de dólares por mês. É pedir para ser roubado.
Afinal de contas: O Petrolão é nosso !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário