Ronald Coase foi laureado com o prêmio Nobel de economia em 1991. Britânico, se formou na LSE e deu aulas em univesidades da Inglaterra e dos EUA. Notabilizou-se como editor do Jornal of Law and Economics e como professor da Universidade de Chicago Law School.
Coase marcou de forma definitiva o estudo da economia e a interpretação de como a lei e as regulações afetam o mercado. The Nature of the Firm e The Problem of Social Cost são papers cuja leitura é obrigatória para qualquer um que pretenda ser economista.
Achei uma entrevista sensacional do grande mestre na qual ele conta passagens memoráveis de sua brilhante carreira (como a de um jantar que participou na casa de Aaron Director por convite deste onde estavam presentes George Stigler, Milton Friedman, Arnold Harberger e outros "monstros" de Chicago para uma extenuante sabatina acerca do que ficou depois batizado de Teorema de Coase)
Outras curiosidades como o fato de que ele fora socialista no inicio de sua carreira e de alguns embates perspicazes com Paul Samuelson também estão presentes na entrevista para a Reason.
Um trecho que me chamou particular atenção você pode ler abaixo, principalmente por vivermos no Brasil, o país onde o Estado domina, mais e mais, todos os aspectos da economia e da vida privada. Onde os agentes políticos e a sociedade em geral acha que a solução pra tudo esta em mais uma lei, em mais um regulamento.
(a entrevista imperdível inteira esta aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário